Vídeo flagra homem quebrando portas de vidro na Estação BRT Alberto Sarmento, em Campinas

Câmeras de segurança da Emdec flagram a ação, a Guarda Municipal foi acionada e deteve o homem

Por Da redação

Um homem foi detido após quebrar portas de vidro na Estação BRT Alberto Sarmento, no Corredor Campo Grande, em Campinas (SP), na manhã desta quarta-feira (15). Câmeras de monitoramento do local flagraram o usuário do transporte público deferindo pontapés no vidro. 

As câmeras de segurança da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), que monitoram a estação 24 horas, registraram a ocorrência. O usuário foi contido na própria estação e encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde foi estipulada fiança de R$ 1,5 mil e ele permanece à disposição da Justiça. A Emdec registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. 

O módulo Bairro – Centro da estação foi interditado e sinalizado pela Emdec. Os usuários estão sendo atendidos em parada provisória próximo à estação. O prejuízo foi estimado em R$ 10 mil. Além das lâminas de vidro, houve danos a componentes e ao motor superior.   

Nas imagens, é possível observar que o usuário aguarda o ônibus em uma das portas. Quando o ônibus da linha BRT25 estaciona, a porta que vem sendo utilizada para o embarque de passageiros é aberta, mas ele tenta embarcar por outra, que está fechada. O passageiro não embarca, o veículo segue viagem e, diante disso, o usuário começa a vandalizar os vidros que fecham a estação.

Em nota, a Emdec ressalta que a linha BRT25 (que aparece no vídeo), operada pela Campibus, utiliza as portas 2 e 4. O usuário estava na porta 1.

Após a confusão, foram diversos pontapés, em um deles o usuário chega a se desequilibrar e cair. Pelo menos quatro lâminas de vidro foram danificadas, os estilhaços caíram sobre o pavimento de concreto do corredor.

Central de monitoramento

Atualmente, 26 estações e terminais do BRT contam com o sistema de monitoramento e segurança eletrônica (CFTV), que funciona 24 horas. A partir dele, são identificados casos de evasão e ações de vandalismo. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. A Central fica instalada na sede da Emdec e, a partir desse monitoramento, as equipes se deslocam para os pontos.

Como denunciar  

A Emdec reforça que atos de vandalismo às estruturas do transporte público coletivo geram prejuízos aos cofres públicos e prejudicam, principalmente, os próprios usuários, que dependem do sistema para seus deslocamentos.

A população pode relatar atos de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais disponíveis para a comunicação com o público.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.