Vestibular Unicamp 2025: 1º dia de provas da 2ª fase tem a menor abstenção em 15 anos

Nesta segunda-feira (2) são aplicadas as provas específicas das áreas de conhecimento dos cursos escolhidos pelos candidatos

Por Da redação

Vestibular Unicamp 2025
Divulgação

No primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2025, que começou a ser aplicada neste domingo (1º), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou 7,5% de abstenção, índice um pouco abaixo do registrado no ano anterior (7,8%) e o menor dos últimos 15 anos. Dos 13.001 candidatos aprovados para fazer a segunda etapa, 12.040 estudantes estavam presentes e 971 ausentes. Foram aplicadas as provas de Redação, Língua Portuguesa e Literaturas e questões interdisciplinares de Inglês e Ciências da Natureza. 

A menor abstenção deste primeiro dia da segunda fase foi registrada em Sorocaba (SP) com apenas 3,9% de ausentes. Em Campinas (SP), a abstenção também ficou abaixo da média, com 5,6% de ausentes. Em São Paulo, a abstenção foi de 6,7%. 

As respostas esperadas pelas bancas em ambos os dias de aplicação de provas serão divulgadas pela Comvest, na segunda-feira, 9 de dezembro.

Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, o baixo índice de ausentes ocorreu devido à mudança no horário de realização das provas, que pela primeira vez na história do vestibular da Unicamp, foram aplicadas no período da manhã. “Essa mudança significativa se mostrou uma decisão muito acertada. Fazer a prova no período da manhã é menos desgastante do que no período da tarde, especialmente por causa do calor nessa época do ano”. O novo horário deve ser mantido nos próximos anos. 

Prova de Redação

Na prova de Redação, os candidatos puderam escolher entre duas propostas. A primeira pedia para que os candidatos elaborassem uma apresentação para um projeto de lei para combater a desigualdade de gênero na política. Já a segunda proposta, solicitava que os estudantes escrevessem, como diretores de escola, um comunicado sobre a preocupação em relação à disseminação dos jogos de azar eletrônicos entre crianças do ensino fundamental.

Segundo dia de provas

A segunda fase do Vestibular Unicamp 2025 continua a ser aplicada nesta segunda-feira (2), em 22 cidades do país, sendo as capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Salvador e São Paulo, e outras 16 cidades paulistas: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Próximas datas

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas. 

A primeira chamada será divulgada dia 24de janeiro os convocados deverão efetivar a matrícula online (não presencial) nos dias 27 e 28 de janeiro, pela página eletrônica da Comvest. 

As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2025, disponível no site da Comissão.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.