Vendas de produtos de Natal devem gerar aumento de 15% no faturamento

Compras online devem aumentar em 20%

São muitas as opções de enfeites
Divulgação

O varejo está otimista sobre o desempenho das vendas neste final de ano. Em Sorocaba, os proprietários de uma papelaria e livraria Pedagógica, esperam um aumento de 15% no faturamento só em dezembro, quando comparado ao mesmo período de 2019.

Para Juliana Batista, diretora de compras do estabelecimento, o crescimento da expectativa de vendas na loja física se deve ao fato de que em 2022 as pessoas estão mais animadas para celebrar as festas de fim de ano justamente por não terem comemorado como gostariam em 2020 e 2021. "Nós enxergamos um potencial maior porque as pessoas estão querendo comemorar mais. Parece que ficaram dois anos sem celebrar como gostariam e agora querem correr atrás do prejuízo. Então a gente percebe que essa parte festiva tem tido uma demanda maior", explica.

Também em função da pandemia, que contribuiu muito para o hábito de comprar pela internet, a busca por presentes e produtos natalinos deve ser ainda maior na loja online da Pedagógica. Segundo Juliana, a expectativa é de aumento de 20% nas vendas em relação a 2019. "No online a gente prevê um aumento um pouco maior, até por conta de o cliente ter passado a consumir mais pela internet depois da pandemia. Além disso, com a loja online, nós conseguimos abranger praticamente o Brasil todo", explica.  

Seja na loja física ou online, a diretora de compras calcula que os consumidores gastem em média R$ 100 neste ano com presentes de Natal e itens para decorar a casa para as festas. A procura por esses produtos já aumentou na papelaria desde o final de outubro.  

Do tradicional ao 'diferentão'

 Os itens de Natal mais populares no comércio são os tradicionais: bolas, pisca-pisca, enfeites para decorar a árvore e gorros natalinos. No entanto, esses produtos podem aparecer nas prateleiras trazendo novidades. Para este ano, por exemplo, a tendência é apostar em cores diferentes do verde, vermelho e dourado. "Apesar dessas cores ainda prevalecerem, tem bastante gente procurando por tons como rosé. Esse público tem crescido a cada ano, nessa pegada fugindo do tradicional. Outro produto que tem tido bastante saída são os projetores de imagens, além de enfeites para o escritório, e nós temos muita variedade na loja, como árvores, pisca-pisca, galhos de várias cores e estilos, laços, bolas, ponteiras, guirlandas personalizadas, tecidos decorativos e iluminação", afirma Juliana.  

Assim como no ano passado, a loja apostou na estratégia de decorar a vitrine, exibindo um cenário com as possibilidades para o Natal. "Mostrar para o consumidor como o produto fica na casa dele acaba atraindo bastante gente. Você consegue fazer com que ele use a imaginação e acabe consumindo mais", completa.

 E o amigo secreto?

A tradição movimenta milhões na economia e deve voltar com força em 2022. Para a ocasião, Juliana dá algumas dicas para quem é apaixonado por itens de papelaria: as agendas, que eram uma escolha popular de presente, deram lugar aos planners e blocos de planejamento. Canetas executivas, livros e itens da linha artística também são boas opções. "Hoje a papelaria criativa, essa 'papelaria fofa', também está muito na moda. O potinho combinando com o porta-revista, com a caixinha organizadora, com as canetas. A gente também tem bastante cartão, já que muitas pessoas ainda gostam de presentear com um recadinho", recomenda.



 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.