O velório da menina Isabela Tiburcio Fermino, de 7 anos, que morreu nesta terça-feira (24), após ser atingida por uma árvore que caiu na Lagoa do Taquaral, ocorre hoje, no Cemitério Parque Hortolândia, em Hortolândia (SP). O enterro está marcado para às 10h desta quarta-feira (25).
A criança estava em um piquenique, comemorando um aniversário, em uma mesa próxima ao portão 1 da Lagoa do Taquaral quando o eucalipto de grande porte acabou caindo. A árvore caiu na região femural da criança, que acabou entrando em choque hipovolêmico (perda de grande quantidade de líquidos e sangue) e morreu no local.
Gabriele de Araújo Rodrigues, de 27 anos, também foi atingida pela queda da mesma árvore. Ela caminhava pela Lagoa do Taquaral no momento do acidente. Gabriele sofreu fraturas expostas no braço esquerdo e nas pernas e passou por cirurgia no Hospital Dr. Mário Gatti, em Campinas (SP).
No momento do acidente não havia chuva ou ventania, mas o solo onde as gigantescas árvores estão plantadas está encharcado pelas chuvas e ao lado de um lago, aumentando os riscos de quedas.
Na última quinta-feira (19), Campinas foi a cidade onde mais choveu no Brasil, segundo a prefeitura do município. A Defesa Civil registrou ao menos 200 quedas de árvores em uma semana.
Após a tragédia, o prefeito de Campinas, Dario Saadi, determinou que todos os parques e bosques da cidade fossem fechados. Ao todo, são 25 locais interditados por tempo indeterminado.