Uma das novidades das Eleições 2022 é que, além do título de eleitor na versão impressa, o eleitor também poderá votar usando o e-Título, aplicativo que serve como documento de identificação, caso a pessoa já tenha a biometria cadastrada.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo se tornou o mais baixado nas lojas de Android e iOS na última semana, com cerca de 2,5 milhões de downloads.
Posso usar só e-Título para votar?
Caso o eleitor tenha a biometria cadastrada em dia na Justiça Eleitoral, ele poderá levar apenas o celular com o e-Título para votar. Se a foto não estiver aparecendo no aplicativo, não será possível votar apenas com o aplicativo.
Recursos do e-Título:
Local de votação – a aba "Onde votar" informa os dados do local de votação do eleitor.
Rotas - em "Ver rotas", o aplicativo abre um mapa e indica o trajeto do endereço do eleitor até a zona eleitoral onde ele vota.
Justificativas, certidões e pagamentos – na aba "Mais opções", o e-Título também permite fazer o pedido de justificativa de ausência, emitir guia para pagamento de eventuais taxas por débitos eleitorais e emitir certidões de quitação eleitoral e de "nada consta" para crimes eleitorais.
Dentro da cabine de votação, não será possível usar o celular nem outros equipamentos eletrônicos. Antes de se dirigirem à urna, os eleitores precisarão desligar os aparelhos e deixá-los em uma mesa receptora com o documento de identificação. De acordo com o TSE, o eleitor que não entregar o aparelho cometerá um crime eleitoral. O juiz eleitoral será avisado e deverá chamar a Polícia Militar.