Valinhos confirma primeiro caso de febre maculosa em 4 anos

Paciente tem 55 anos, recebeu os primeiros cuidados e foi medicado, mas não precisou de internação

Da Redação

Febre maculosa é transmitida pelo carrapato
Agência Brasil

A cidade de Valinhos (SP) confirmou o primeiro caso de febre maculosa em quatro anos, nesta terça-feira (11). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente tem 55 anos e passa bem. Ele recebeu os primeiros cuidados necessários e foi medicado, mas não precisou ficar internado. 

Uma das hipóteses em investigação é que o paciente tenha contraído a doença fora da cidade. Este é o único caso registrado no município em quatro anos.

Embora não seja transmissível, a doença é endêmica na região e em Valinhos (SP). A prefeitura intensificou todas as medidas de segurança, com identificação dos locais que exigem alerta e reforço da conscientização da população. 

A doença

Os principais sintomas da febre maculosa são febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, o paciente apresenta náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e até mesmo paralisia. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.