O Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT), em Campinas, fechou o último mês com 973 vagas disponíveis. Esse é o número registrado desde janeiro de 2016, quando o painel alcançou 1.036 oportunidades de trabalho.
A média do primeiro semestre deste ano foi de 524 vagas ofertadas ao mês. Em 2019, foi de 350 e, nos dois anos de pandemia, foram 205 e 296, respectivamente.
“Esses dados apontam o aquecimento da economia após a pandemia”, destaca a diretora do CPAT, Camila Garrido Pereira. Ainda de acordo com ela, 60% das vagas disponibilizadas pelo CPAT são para o setor de serviços, seguido pelo comércio, e, na terceira posição, a construção civil
Centro Público
A diretora esclarece que o CPAT é uma agência pública de emprego, sem custo para o trabalhador e para o empregador. “Nós atuamos em duas frentes, na captação de vagas e na orientação ao trabalhador. Por isso, aproveito para convidar as empresas a divulgarem suas vagas via CPAT, para que possamos ampliar ainda mais o atendimento ao cidadão de forma gratuita”.
O CPAT faz a intermediação de mão de obra, seguro-desemprego, qualificação social e profissional e oferece informações sobre mercado de trabalho, garantindo um espaço destinado ao atendimento do trabalhador para sua inserção no mercado de trabalho. Atualmente o município oferece três postos de atendimento presencial – na região central da cidade e nos distritos do Ouro Verde e do Campo Grande.
O atendimento presencial do CPAT é realizado mediante agendamento prévio pelo Portal do Cidadão. Os interessados também podem acessar os serviços pela internet, via chat, online.
O trabalhador tem ainda como opção a utilização das plataformas digitais do Sine/Governo Federal (App Sine Fácil e site Emprega Brasil), sendo possível se candidatar em tempo real às vagas da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego).
O painel de vagas é atualizado continuamente à medida que as empresas divulgam os postos disponíveis. O processo de divulgação e retirada das vagas do painel é dinâmico, principalmente para ocupações em que há uma grande procura por parte dos trabalhadores.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.