A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) divulgou que 2.413 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, entre a última quinta (11) e às 15h desta segunda-feira (15).
Em menos de cinco dias, foram aplicadas pouco mais de 13% das 18.063 doses enviadas pelo Ministério da Saúde na semana passada. Os imunizantes continuam disponíveis nos 68 centros de saúde (CSs) da cidade. O horário de funcionamento está disponível no site da prefeitura.
Campinas entrou na lista de municípios contemplados com vacinas após o prefeito Dário Saadi, também vice-presidente da área de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), ter feito no mês de março uma reunião em Brasília com a ministra da Pasta, Nísia Trindade, e outros integrantes da entidade para tratar sobre a distribuição.
Esquema vacinal
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A operacionalização da campanha é uma decisão de cada município que visa maior efetividade para atingir este público-alvo.
De 1º de janeiro até esta segunda, 15 de abril, Campinas teve 52.859 casos confirmados e oito mortes. Na faixa etária de 10 a 14 anos foram 3.187 casos (6%) e nenhum óbito.
Como receber a vacina?
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página: https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/unidades-de-saude
É preciso agendamento?
Não é preciso realizar agendamento para receber a vacina contra a dengue.
O que levar?
A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.