O Governo do Estado de São Paulo decretou, nesta sexta-feira (25), que o uso de máscara voltou a ser obrigatório em espaços de acesso ao público - como transporte coletivo - em todo o território paulista. A decisão começa a valer neste sábado (26).
As prefeitura de Americana, Indaiatuba e Sumaré seguiram o decreto do estado e tornaram obrigatório o uso de máscara no transporte coletivo e espaços de acesso ao público.
Apesar da decisão, as prefeituras de Campinas, Piracicaba e Hortolândia afirmam que, no momento, mantêm apenas a “forte recomendação” do uso de máscara no transporte público. A metrópole manteve o uso obrigatório aos serviços de saúde, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e pessoas suspeitas ou confirmadas de doenças respiratórias transmissíveis.
Os ônibus interestaduais da Região Metropolitana de Campinas, gerenciados pela EMTU, também voltam a exigir o uso de máscaras para os passageiros a partir deste sábado (26). Na região há 89 linhas que passam pelas cidade de Indaiatuba, Campinas, Nova Odessa, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Jaguariúna, Itatiba, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Americana, Santa Bárbara D'oeste, Sumaré, Valinhos, Vinhedo e Monte Mor.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.