Unicamp aplica hoje a prova da 1ª fase do Vestibular 2023 para 61.627 candidatos

Estudantes disputam uma das 2.540 vagas disponíveis na Universidade Estadual de Campinas

Por Rafaela Oliveira

As provas da primeira fase terão duração de 5 horas.
Redes sociais/Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplica, neste domingo (6), a prova da primeira fase do vestibular para ingresso em 2023. São 61.627 candidatos inscritos, que concorrem a 2.540 vagas em 69 cursos de graduação. 

Em São Paulo, a prova será aplicada em 31 cidades, e cinco capitais recebem o vestibular da Unicamp: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. A prova teve início às 13h, no horário de Brasília, e deve terminar às 18h.  

O curso de Medicina é o mais concorrido neste vestibular, tanto na concorrência geral, como na concorrência por cota. São 86 vagas para 25.273 inscritos, o que representa 293,87 candidatos por vaga. Apesar de alta, a disputa é menos acirrada do que no ano passado, quando a taxa chegou a 324,7 por vaga. Para as 17 vagas por cota, são 3.062 inscritos, ou seja, 180,12 candidatos por vaga.

O segundo curso mais procurado é o de Arquitetura e Urbanismo (83 por vaga), seguido pelo curso de Ciência da Computação (75,85 por vaga). Apenas um curso não teve inscritos, o de Música Erudita: Trombone.

Prova

A prova terá duração de 5 horas para resolução de 72 questões de múltipla escolha. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto. Serão 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, oito questões de História, oito questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), oito questões de Física, oito questões de Química, oito questões de Biologia e oito questões de Inglês.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.