Unicamp afasta professor investigado por agredir e tentar esfaquear aluno

Rafael Leão, de 44 anos, ainda pode ser exonerado do cargo no Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica

Por Rafaela Oliveira

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) afastou o professor investigado por agredir estudantes e tentar esfaquear um deles. Rafael de Freitas Leão, de 44 anos, ainda pode ser exonerado do cargo no IMECC (Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica), dependendo do resultado da sindicância aberta contra ele. 

Na tarde desta quarta-feira (4), a universidade anunciou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), a ser conduzido pela Comissão Processante Permanente (CPP), contra o professor Rafael Leão. O processo deve ser iniciado nos próximo dias e tem um prazo de 60 dias para ser concluído, com possibilidade de prorrogação.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, afirma que o relatório elaborado pela Secretaria de Vivência nos Campi – órgão responsável pela segurança na Universidade – revela que o professor portava a arma e o spray quando abordou o aluno

Meirelles pede a compreensão da comunidade para o andamento do processo. “Reconheço a legitimidade do movimento estudantil e respeito seus pleitos, mas a instituição deve seguir protocolos e prazos. Quero deixar claro, contudo, que não será usado, nesse processo, nenhum expediente protelatório”, garantiu o reitor.

O Conselho Interdepartamental do Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica (IMECC) afirma que o afastamento do professor Rafael Leão vigora até ao final do ano. O instituto prevê que até lá seja concluída a sindicância interna que apura responsabilidades.

Leão ministrava duas disciplinas no IMECC – uma na graduação e outra na pós-graduação. No primeiro caso, a turma será assumida por um professor que leciona a mesma disciplina em outra turma. Já na pós-graduação, ainda não foi definido quem o substituirá.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.