Ao todo, 63.004 candidatos estão inscritos para concorrer a 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação no Vestibular Unicamp 2025. A prova da primeira fase é neste domingo (20/10). Pela primeira vez, a prova será aplicada no período da manhã, com início às 9 horas. O tempo máximo de duração do exame é de cinco horas, com a aplicação de 72 questões de múltipla escolha. O tempo mínimo de permanência em sala é de duas horas. A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) informa que o acesso aos locais será permitido impreterivelmente até as 9 horas (horário de Brasília).
A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador. É a primeira vez que Recife servirá como local para a realização das provas do Vestibular Unicamp.
A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões deLíngua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 7 questões de História, 7 questões de Geografia, 3 questões de Filosofia, 3 questões de Sociologia, 7 questões de Física, 7 questões de Química, 7 questões de Biologia e 7 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas e vale um ponto.
A divulgação dos aprovados para a segunda fase e locais de prova será no dia 22 de novembro. A segunda fase do vestibular será nos dias 1 e 2 de dezembro.