Treinamento para equipes de canis de forças de segurança é feito em Sorocaba

Atividades vão até domingo

Da Redação

Treinamento foi na sexta-feira
Divulgação

A Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização (Efae) da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba começou, na sexta-feira (29/09), um seminário para treinamento de equipes de forças de segurança que atuam com cães farejadores nos Canis das GCMs de várias cidades e também em Batalhões de Ações Especiais (Baep) da Polícia Militar (PM), Guarda Portuária e Polícia Penal. A iniciativa tem a participação de 90 inscritos, de 34 instituições e prossegue até domingo (01/10).

Participaram equipes das GCMs de Amparo, Atibaia, Betim (MG), Buri, Cabreúva, Cajamar, Cerquilho, Conchal, Guarulhos, Ibiúna, Indaiatuba, Itapeva, Itapira, Itararé, Itu, Itupeva, Jundiaí, Limeira, Mairiporã, Pirassununga, Poços de caldas (MG), Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Claro, Santos, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Sorocaba e Tietê, além do 14º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) de Sorocaba e 6º Baep de São Bernardo do Campo, Guarda Portuária de Santos e Polícia Penal de Sorocaba.

“Esse treinamento busca otimizar o desempenho dos cães e seus condutores, a fim de auxiliar no trabalho policial. O cão farejador é essencial para auxiliar na localização de material ilícito, no caso de entorpecentes, e representa um recurso a mais na segurança e proteção das comunidades”, completa o Comandante-Geral da GCM de Sorocaba, Davi Dutra.

O treinamento teve, em seu primeiro dia, a instrução em sala de aula, passando as técnicas e procedimentos de forma teórica. No segundo dia, todas as equipes passarão por treinamento prático, enquanto no terceiro, domingo de manhã, haverá exercícios práticos, a partir do conteúdo ministrado no curso.

“Com ações, como essa, cada vez mais a GCM de Sorocaba se consolida como referência na formação técnica de profissionais, seja da Região Metropolitana de Sorocaba, como de outras cidades paulistas e também de outros Estados. A capacitação constante e a troca de experiências são fundamentais para aprimorar a atuação de cada instituição, seja individualmente ou para ações integradas”, comentou secretário de Segurança Urbana de Sorocaba, Alexandre Caixeiro. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.