Um trabalhador de 56 anos morreu após cair de quase 20 metros de altura em uma obra, na manhã desta quarta-feira (17), em Sorocaba (SP). A vítima trabalhava na construção de um prédio na Vila Gabriel.
José Antônio do Santos estava sobre um guincho quando o equipamento apresentou uma falha e despencou. De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO), as braçadeiras do guindaste se romperam e causaram a queda.
Representantes do Ministério do Trabalho e Emprego estiveram na obra e, segundo eles, foram localizadas “diversas irregularidades”, como a falta de luvas e a más condições de uso da corda usada por José Antônio.
O Ministério do Trabalho e Emprego já havia recebido denúncias sobre a obra, referente a carga horária excessiva dos funcionários e falta de folga. As acusações ainda seriam apuradas. Após a visita técnica realizada hoje, após o acidente, a obra pode ser embargada até que se resolva as irregularidades apontadas.
Por outro lado, a construtora responsável pelo projeto alega que no momento do acidente o funcionário estava usando todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários.
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP) e será investigado. O local do acidente deve passar por perícia.