Terminais Mercado e Barão Geraldo, em Campinas, sofrem vandalismo

Os banheiros haviam passado por reforma recentemente e foram interditados após o vandalismo

Da Redação

Terminais Mercado e Barão Geraldo, em Campinas, sofrem vandalismo
Banheiros dos terminais foram interditados
Divulgação/Emdec

Dois casos de vandalismo foram registrados em terminais de ônibus de Campinas (SP) na noite de terça-feira (5). Os banheiros dos terminais Mercado e Barão Geraldo foram danificados, gerando a interdição de cabines para reparos. 

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil, para ambos os casos. Nenhum suspeito foi preso.

Recém-reformado e entregue à população há duas semanas pela Emdec, o banheiro masculino do Terminal Mercado teve sifões arrancados de dois vasos sanitários. Já no Terminal Barão Geraldo, o vandalismo ocorreu no banheiro feminino, onde uma porta foi retirada do local e o suporte de papel foi danificado.

Também na terça-feira (05), um totem usado pela população para a compra de Bilhete Único ou QR Code, que havia sido depredado, foi devolvido consertado por uma equipe da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).

O equipamento, bastante requisitado pelos usuários do transporte, precisou ficar interditado por cerca de duas semanas, para a realização de perícia pela Polícia Civil. O autor dos danos foi identificado e encaminhado ao distrito policial.

Série de casos de vandalismo em Campinas

Ocorrências como essas não são isoladas, segundo a prefeitura. Nas estações e corredores BRT, entre julho e agosto, a área de Segurança Patrimonial da Emdec registrou 20 tentativas de furto de cabos e afins; quatro furtos de cabos; cinco casos de vandalismo; e cinco acidentes, além de quatro pessoas que foram detidas. 

Na madrugada do último dia 29 de agosto, as estações BRT Roseira e Rossin, ambas no corredor Campo Grande, foram danificadas por um acidente e por apedrejamento, respectivamente. Totem do Terminal Central foi recuperado; autor foi encaminhado à Polícia.