Chuva forte atinge Campinas pelo terceiro dia consecutivo; veja áreas afetadas

Foram 13 episódios registrados nesta manhã, além de erosão na Estrada do Mão Branca e o fechamento parcial de dos Centros de Saúde

Por Rafaela Oliveira

Maquinário na Estrada do Mão Branca trabalha na recomposição do talude. Reprodução/PMC
Maquinário na Estrada do Mão Branca trabalha na recomposição do talude.
Reprodução/PMC

As chuvas fortes atingiram Campinas (SP) pelo terceiro dia consecutivo nesta terça-feira (13/12). Segundo a prefeitura, hoje houve 13 ocorrências relacionadas às chuvas até as 10h30, sendo sete alagamentos de imóveis, uma queda de muro e três árvores.

Os alagamentos aconteceram em casas dos bairros Jardim Rossin, Jardim São Pedro de Viracopos, Parque Residencial Vila União, Jardim Yeda, Jardim Planalto de Viracopos, Jardim do Lago Continuação e Jardim Guarani. 

Foram registradas também uma queda de muro, no bairro Bosque, e três quedas de árvores nos bairros Jardim Carlos Lourenço, Jardim Samambaia e na Vila Brandina, além de uma árvore com risco de queda no Jardim São Pedro. Um poste no Botafogo também apresenta risco de queda.

Erosão na Estrada do Mão Branca

Além das 13 ocorrências acima, há registro de um caso de erosão na Estrada do Mão Branca, próximo a um córrego. A via foi sinalizada e técnicos da Secretaria de Serviços Públicos estão no local, com máquinas e caminhões, fazendo a recomposição do talude e o realinhamento do curso d'água, para evitar nova erosão. 

Em nota, a prefeitura afirma que o serviço de contenção deve seguir até quarta-feira (14/12) e os demais, incluindo a finalização com asfalto, mais alguns dias. 

Centros de Saúde Oziel e Ipê 

A Secretaria de Saúde informa que os centros de saúde Oziel e Ipê estão com atendimento parcial em razão das fortes chuvas que atingiram as unidades na manhã de hoje. Estão sendo realizados acolhimentos e atendimentos de urgência. As consultas agendadas foram remarcadas.

Chuvas devem continuar 

Uma frente fria que chegou na região Sudeste aumenta a possibilidade de temporais durante a tarde. Ao longo do dia devem cair um volume de 40mm. Apesar do tempo fechado a temperatura não deve cair muito, com mínima é de 19ºC e a máxima, 25ºC.

Prevenção permanente

A Secretaria de Serviços Públicos faz trabalho constante de limpeza e desassoreamento de córregos, desentupimento de bocas de lobo, manutenção das galerias pluviais e retirada de descarte irregular de lixo e entulho, entre outros, especialmente nas áreas mais propensas a alagamentos.

No momento, a prefeitura afirma que equipes da Secretaria de Serviços Públicos estão nas ruas para garantir a manutenção dos espaços, dos próprios públicos e a retirada de árvores das vias. 

Além disso, afirma que a Defesa Civil acompanha as ocorrências e orienta os trabalhos. A Emdec monitora o trânsito. A Assistência Social e a Cohab estão de prontidão para, se necessário, dar suporte aos moradores. Até o momento, não há desabrigados ou desalojados.

 *Sob supervisão de Rose Guglielminetti