Teleconsulta: mais de 98% dos pacientes atendidos online não precisaram ir à UPA

Campinas (SP) começou a oferecer o serviço em março e, até momento, realizou 1.335 atendimento. Somente 9 pessoas tiveram que ser atendidas presencialmente

Da Redação

erviço de teleconsulta está disponível em 33 Centros de Saúde de Campinas
Divulgação/PMC

Os pacientes atendidos pelo programa de teleconsulta, implantado nos em Centros de Saúde de Campinas (SP), conseguiram resolver o problema sem ir à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em 98,5% dos casos. Segundo a prefeitura, o serviço recebeu nota 9,5 dos pacientes atendidos.

Em funcionamento desde 27 de março, há cerca de três meses, o programa realizou 1.335 teleconsultas. Desses atendimentos, apenas nove pacientes foram encaminhados à uma unidade médica de urgência. Os demais tiveram os problemas resolvidos online. 

Condições clínicas que levaram à procura das consultas: 

Sintomas respiratórios, diabetes e hipertensão (34%); 

Dor crônica e condição muscular e/ou ortopédica (9%); 

Dengue, febre maculosa e outras infecções (7%); 

Alterações dermatológicas (6%);

Condições de saúde mental (5%).

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti, a aceitação tem sido muito positiva, principalmente pela agilidade e resolutividade do processo. Os testes da teleconsulta com pacientes começaram em março. Oficialmente, os atendimentos começaram no final de maio.

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