Os pacientes atendidos pelo programa de teleconsulta, implantado nos em Centros de Saúde de Campinas (SP), conseguiram resolver o problema sem ir à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) em 98,5% dos casos. Segundo a prefeitura, o serviço recebeu nota 9,5 dos pacientes atendidos.
Em funcionamento desde 27 de março, há cerca de três meses, o programa realizou 1.335 teleconsultas. Desses atendimentos, apenas nove pacientes foram encaminhados à uma unidade médica de urgência. Os demais tiveram os problemas resolvidos online.
Condições clínicas que levaram à procura das consultas:
1º Sintomas respiratórios, diabetes e hipertensão (34%);
2º Dor crônica e condição muscular e/ou ortopédica (9%);
3º Dengue, febre maculosa e outras infecções (7%);
4º Alterações dermatológicas (6%);
5º Condições de saúde mental (5%).
De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Saúde Digital, Marcelle Regina Silva Benetti, a aceitação tem sido muito positiva, principalmente pela agilidade e resolutividade do processo. Os testes da teleconsulta com pacientes começaram em março. Oficialmente, os atendimentos começaram no final de maio.