Tecnologia 5G é liberada em Campinas e Sorocaba

Não há prazo para que o 5G possa ser utilizado pelos usuários

Por Rafaela Oliveira

O 5G de internet móvel é uma evolução da conexão 4G atual. Getty Images
O 5G de internet móvel é uma evolução da conexão 4G atual.
Getty Images

As prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento de estações do 5G em Campinas (SP) e Sorocaba (SP). O uso da faixa foi permitido a partir de 1º de janeiro de 2023.

A liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas cidades, a instalação depende do planejamento individual de cada prestadora. Ou seja, não há prazo para que o 5G possa ser utilizado pelos usuários em Campinas e Sorocaba, pois depende do serviço de cada operadora.

Em nota, a prefeitura de Campinas afirma que até o momento não há nenhum pedido de licença no município na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além disso, apenas aparelhos homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) oferem o sinal. Para saber se o aparelho é compatível com a tecnologia é necessario realizar uma busca na lista disponível no site da Anatel.

5G

O 5G de internet móvel é uma evolução da conexão 4G atual. A promessa é que ela trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, além de reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornar as conexões mais estáveis.

A tecnologia foi lançada oficialmente em julho no Brasil e a capital federal foi a primeira cidade do país a receber o 5G. Em sequência, o cronograma de disponibilização vem seguindo uma ordem de cidades por número de habitantes.

 *Sob supervisão de Rose Guglielminetti