Superlotação: Hospital da PUC-Campinas opera com 230% acima da capacidade

Unidade tem 20 leitos de internação e está com 66 pacientes internados

Da Redação

O Hospital da PUC-Campinas enfrenta uma superlotação dos leitos de internação do Pronto Socorro Adulto do SUS. Na manhã desta quarta-feira (22), o hospital informou que está com 66 pacientes internados, todos de alta complexidade, quando a capacidade máxima da unidade é de 20 leitos para internação, ou seja, está operando com 230% acima da capacidade.

Em nota, o hospital disse, ainda, que a situação é comunicada diariamente aos órgãos públicos competentes e à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross).

O Hospital da PUC-Campinas pede para que, se possível, neste momento, a população procure outras unidades de saúde para assistência médica. 

A Secretaria de Saúde de Campinas informou que está monitorando constantemente a ocupação dos leitos de internação na cidade e que faz o acompanhamento das vagas disponíveis e o encaminhamento dos pacientes. Esta ocupação, segundo a pasta, é dinâmica e muda a todo momento.

Ainda de acordo com a Secretária Municipal, desde o início de abril, Campinas está tomando diversas medidas já previstas para períodos de sazonalidade, que é quando aumenta a incidência de doenças respiratórias e que, neste ano, se antecipou e coincidiu com o pico epidêmico de dengue.

A vacina contra a gripe, uma das medidas para evitar complicações de doenças respiratórias, está disponível para a população com idade a partir de 6 meses nos 68 centros de saúde de Campinas.

Tópicos relacionados