A lua mais brilhante do ano sobe ao céu nesta quarta-feira (13/7). Embora esse fenômeno astronômico possa ser visto a olho nu, quem quiser observar mais claramente a “Super Lua dos Cervos”, pode ir até o Observatório “Jean Nicolini”, em Campinas (SP).
O fenômeno tem início às 17h15, mas será visível a partir das 19h. Para ver a “Super Lua dos Cervos” no Observatório, a bilheteria e o portão abrem às 18h e fecham às 21h; as atividades no local encerram às 22h.
A Lua Cheia dessa noite será a mais brilhante do ano pois estará em seu perigeu (Super Lua), que acontece quando o satélite natural chega à fase cheia ao mesmo tempo em que está mais próximo da Terra. Aliado a ilusão de ótica, a lua pode parecer entre 14% e 30% maior e mais brilhante.
Esse fenômeno astrológico é conhecido pelo pro tribos indígenas do nordeste do Canadá como “Super Lua dos Cervos”, pois neste mesmo período a galhada desses animais começam a crescer. A lua também é conhecida como “Lua do Trovão”.
Coincidentemente, este período de férias é a época mais propícia para observações astronômicas. Com a queda da umidade atmosférica, os céus sem nuvens e as noites mais longas facilitam a captação de luzes estelares.
Este mês de junho ainda reserva a Delta Aquáridas Austrais, uma chuva de meteoros que poderá ser observada da última semana do mês até meados de agosto.
Serviço
Super Lua (Lua no Perigeu)
Data: quarta-feira, 13/7, das 18h às 21h
Local: Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini – OMCJN
Estrada do Capricórnio, Monte Urânia, s/nº - Serra das Cabras, Distrito de Joaquim Egídio - Campinas (SP)
Ingressos: inteira R$ 10,00 e meia R$ 5,00 (estudantes com apresentação de carteirinha)
Não serão aceitos nem cartões e nem PIX.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.