A Defesa Civil de Sorocaba informou que o total de chuvas acumulado, neste começo de ano, na cidade, é de 984 milímetros, o maior já registrado nos últimos 10 anos e, pelo menos, 20% acima do maior pico que havia sido registrado, em 2017. O acumulado em fevereiro deste ano, até as 7 horas, desta segunda-feira (13/02), soma 375 milímetros de chuvas, dos quais 100 milímetros em um período de apenas seis horas, entre a noite de domingo (12/02) e a madrugada desta segunda-feira.
De acordo com a Defesa Civil, Até então, a maior quantidade de chuvas em fevereiro havia sido em 2015, quando choveu 375,5 mm, mas isso contando o mês todo.
Segundo representantes do Saae de Sorocaba, o nível do Rio Sorocaba, nesta segunda-feira, estava em cerca de 80 centímetros acima do normal, sendo que às 19h45 de ontem chegou a 2,10 metros acima. A vazão da Represa de Itupararanga para o Rio Sorocaba estava, em 10,51m³/s.
Na madrugada desta segunda-feira, foram identificados pontos de alagamento e de inundação nos bairros: Jardim Marli, Centro, Jd. Lopes de Oliveira, Jd. São Carlos, Parque Vitória Régia, Jd. dos Estados, Brigadeiro Tobias, Jd. Faculdade, Jardim Marco Antônio, Jd. Sandra, Vila Rica, Central Park, Jd. Aeroporto, Vila Assis, Jd. Maria do Carmo, Jd. Abaeté e Cidade Jardim e Parque Manchester.
Houve deslizamento de muro em alguns pontos, registros de quedas de árvore e a interdição de um imóvel, no Jardim Itanguá. A família já está sendo atendida pelo Poder Público e está abrigada.
Devido às consequências da chuva, houve também duas famílias desalojadas, que estão temporariamente na casa de familiares. As famílias já estão sendo atendidas e amparadas pelo Município, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), junto à Assistência Social e ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), além das demais equipes da Prefeitura. A população pode colaborar com doações ao FSS, pelo telefone (15) 3238-2503 ou pelo WhatsApp (15) 99108-4462 ou, ainda, presencialmente no Espaço Solidário, localizado na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista, das 8h30 às 16h30.
A Rua XV de Agosto, assim como a Av. Dom Aguirre (na altura do Parque das Águas), Rua João Gabriel Mendes, Rua Ingracia Angrisani, Avenida General Motors, Rua Guida Mares com Rua José Tótora, além da Rua Francisco Roldão Sanches precisaram ser temporariamente interditadas para o trânsito de veículos.
Os terminais municipais de ônibus operam normalmente, porém, há linhas que estiveram com desvios temporários.