Sorocaba confirma a primeira morte por dengue neste ano

Há três óbitos ainda em investigação

Da Redação

Sorocaba confirma a primeira morte por dengue neste ano
Sorocaba decretou situação de emergência
Divulgação

A Secretaria de Saúde de Sorocaba (SP) confirmou, na tarde desta quinta-feira (14/03), a primeira morte em decorrência da dengue na cidade neste ano. A vítima é uma mulher de 49 anos sem comorbidade. 

Segundo a Secretaria de Saúde, neste momento, Sorocaba tem 8.168 casos notificados de dengue este ano e 2.265 confirmados, sendo 2.153 autóctones; 107 importados e cinco indeterminados. Há três óbitos em investigação. 

A Prefeitura de Sorocaba decretou no dia 4 deste mês situação de emergência em razão do cenário epidêmico na cidade. Também foi anunciado o atendimento estendido, até 22 horas, em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Hortência, Fiori e Simus. Nesses locais são realizados atendimentos médicos, exames e hidratação aos pacientes com sintomas de suspeita de dengue, sendo das 19 às 22 horas com atendimento exclusivo para este público.

O decreto municipal, que tem duração de 90 dias permite que equipes do Setor de Zoonoses entrem em imóveis abandonados, realizem autuação com mais agilidade e que a Administração Municipal possa contratar profissionais temporariamente para atuar no combate à dengue, entre outras atividades.

As secretarias de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), de Serviços Públicos e Obras (Serpo), além do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES), começaram também uma força-tarefa para intensificar a fiscalizações em terrenos públicos e particulares com mato alto e entulho. Os proprietários dos terrenos ficam automaticamente intimados a efetuar a limpeza do imóvel em 48 horas, após a notificação. Antes, o prazo era de 15 dias.