Os servidores públicos da Unidade Básica de Saúde (UBS) São José, em Campinas (SP), realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (9). O atendimento funcionou de forma parcial e voltou a normalidade a partir das 13h. A manifestação foi contra violência no ambiente de trabalho. Eles pedem à Prefeitura mais segurança e condições dignas de trabalho.
Em nota, a Secretaria de Saúde da cidade confirmou que o veículo de uma funcionária foi furtado, na região da UBS São José, na semana passada. Diante disso, alega que “está em contato com a empresa responsável pela segurança interna da unidade para buscar melhorias”.
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Campinas (STMC) afirma que foram registrados mais de um caso de violência, como assaltos e até ameaças de morte contra uma funcionária, na UBS São José. Ainda, denuncia:
O fato não é isolado e acontece em várias unidades de saúde de Campinas.
“Para que o usuário tenha um serviço de qualidade, o trabalhador precisa ter tranquilidade e segurança. A Administração Municipal tem a responsabilidade de garantir essa segurança aos trabalhadores e usuários”, disse o coordenador do STMC, Lourivam Valeriano de Souza.
O Sindicato dos Servidores exige que o governo do prefeito Dário Saadi (Republicanos) tome providências urgentes que garantam a segurança nas unidades de Saúde da cidade. Não dá mais para os servidores e servidoras serem vítimas de violência física, patrimonial e psicológica.
Diante das exigências, a Secretaria de Saúde de Campinas (SP) afirma que repudia atos de violência de qualquer natureza. E, para coibir os crimes, alega que a Guarda Municipal faz rondas periódicas na região.