O Ministério da Saúde afirma que a regularização do abastecimento dos municípios com as vacinas BCG e CoronaVac, em falta na região de Campinas (SP), está prevista para as próximas semanas. A informação foi divulgada durante reunião do secretário nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, e prefeito de Campinas, Dário Saadi, na tarde desta quinta-feira (22), em Brasília.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, informou a justificativa dada pela pasta para falta dos imunizantes na região:
Ele me informou que a interrupção da fabricação de BCG no Brasil fez com o que o Ministério tivesse que importar a vacina da Índia. A entrega deve se normalizar na semana que vem. Em relação à CoronaVac para crianças de 3 e 4 anos, o Ministério da Saúde comprou um novo lote do Butantan, que deve ser entregue nas próximas semanas.
A falta dos imunizantes está impactando de forma negativa a campanha de multivacinação e a imunização completa da população contra a covid-19, especialmente nas crianças de 3 e 4 anos, que só podem receber a Coronavac. A reunião foi agendada pelo prefeito de Campinas, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) para a área da Saúde.
Embora a Pfizer tenha sido aprovada pela anvisa para vacinar as crianças de 6 meses a 4 anos no dia na última sexta-feira (16), os Estados aguardam a nota técnica do Ministério da Saúde e o envio de doses.
Escassez de vacinas nos municípios
Entre 10 e 18 de agosto deste ano, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizou uma pesquisa sobre abastecimento de vacinas. Dos 47 municípios ouvidos, 42 relataram a falta de pelo menos um imunizante. Esse levantamento foi entregue ao secretário, que se comprometeu a checar os apontamentos com cada cidade.
Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Saúde Campinas recebeu 500 doses de CoronaVac, único que pode ser aplicado em crianças entre 1 e 4 anos. Em nota, o prefeitura do município informou que as vacinas foram remanejadas de outro município pelo Estado.
A pasta havia informado o esgotamento do imunizante na segunda-feira (19) de manha. Em nota, a prefeitura afirma que já havia solicitado o imunizante:
Desde o início da imunização das crianças destas idades, Campinas recebeu do Estado apenas um lote do imunizante. A Secretaria de Saúde tem solicitado o abastecimento ao Governo Estadual e aguarda o envio de novas doses.
O Ministério da Saúde foi procurado pela reportagem da Band Multi na ocasião e afirmou que recebeu 1 milhão de doses da vacina Coronavac, na segunda-feira (19). E que após os trâmites logísticos e liberação pelo controle de qualidade, as doses serão distribuídas a todos os estados e Distrito Federal.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.