Saúde: Campinas vai implantar projeto-piloto de teletriagem

Sistema vai funcionar em 10 UBS

Por Edison Souza

Esquema vai entrar em funcionamento em breve Arquivo
Esquema vai entrar em funcionamento em breve
Arquivo

A Prefeitura de Campinas se programaou para implantar, a partir da semana que vem, um projeto-piloto de teletriagem para pacientes em 10 unidades básicas de saúde. Participam do projeto as UBS  do DIC 1, Vila União, Florence, Valença, São Domingos, São Marcos, Barão Geraldo, Centro, Taquaral e Sousas. 

A administração ressalta que a medida é resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Rede Mário Gatti e que tem como objetivo atender à alta demanda de pessoas com síndromes respiratórias verificada nas últimas semanas. Para se ter uma ideia entre 1º e 7 de maio foram registrados 5.449 atendimentos do gênero no SUS Municipal. Na semana passada, de 22 a 28 de maio, 10.378 pessoas foram atendidas, o que representa um aumento de 90,5%.

Como vai funcionar

O sistema vai funcionar no seguinte molde: o paciente chega ao centros de saúde, vai ser atendido por um profissional de enfermagem e passar por uma avaliação de risco feita on-line por um médico que estará em uma sala devidamente equipada situada no Hospital Mário Gatti. Em caso de necessidade, o paciente será encaminhado para um pronto-socorro. 

Segundo o projeto-piloto em média quarenta pacientes devem ser atendidos por dia na teletriagem. O serviço está sendo implantado com equipam,entos e profissionais já existentes na rede.