A partir da próxima quarta-feira (4), São Paulo e mais 6 estados das regiões sul e sudeste do país vão começar a contar com o sistema Defesa Civil Alerta.
O programa prevê o envio de mensagens sonoras e de texto para celulares de regiões com algum tipo de alerta meteorológico, como chuva forte ou risco de deslizamentos. A tecnologia foi testada em agosto em cidades com histórico de catástrofes naturais e chegou a 87% de aprovação.
A principal novidade é que o dono do celular não precisa se cadastrar em nenhum serviço. Segundo o porta-voz da Defesa Civil, capitão Roberto Farina, o alerta vai chegar por geolocalização aos aparelhos cadastrados nas empresas de telefonia.
Vão receber os alertas os smartphones compatíveis, lançados a partir de 2020, conectado a uma rede 4G ou 5G das operadoras Alcar, Claro, Tim e Vivo.
Como funcionam os alertas
As mensagens aparecem na tela do celular acompanhadas de um toque de sirene, mesmo que o dispositivo esteja em uso ou no modo silencioso.
Serão 3 tipos de alerta: extremo, no qual há risco direto à vida; severo, quando há necessidade de medidas de proteção; e demonstração, quando são feitos testes.
O sistema Defesa Civil Alerta é encabeçado pelo Governo Federal e vai começar no dia 4 de dezembro nos estados do sul e do sudeste. O restante do país será incluído no projeto apenas no ano que vem.