Rodízio no abastecimento de água volta a ser feito em Salto

Começa a partir desta segunda-feira, dia 18

Baixa vazão é verificada atualmente no Ribeirão Buru Divulgação
Baixa vazão é verificada atualmente no Ribeirão Buru
Divulgação

Parte do município de Salto vai voltar a receber água por turnos, em esquema de rodízio, a partir desta segunda-feira (18/07). A baixa vazão verificada atualmente no Ribeirão Buru, que abastece a região noroeste, faz com que o Saae volte a adotar a medida para garantir que os bairros continuem sendo abastecidos de maneira minimamente previsível e igualitária. O rodízio na região havia sido suspenso no dia 1º de junho, mas  a prolongada estiagem faz com que precise ser aplicado novamente agora. 

Conforme o Plano de Rodízio, Contingência e Racionamento apresentado pela autarquia em abril e em vigência por decreto até o dia 31 de outubro, essa região foi dividida em três grupos: A, B e C. O rodízio de água vai começar nesta segunda-feira pelos grupos C, que terá então a distribuição de água fechada todos os dias das 8 horas da manhã até as 8 horas da noite, e A, que ficará sem receber água das 20 horas de segunda até as 20 horas de terça-feira, quando voltará a ser abastecido. Na terça-feira, 19,  será a vez do grupo B ficar sem água por igual período, de 24 horas, e assim ele vai se alternando com o grupo A em abastecimento e desabastecimento.   

Salto vem sofrendo com a baixa precipitação pluviométrica deste ano: em junho choveu apenas 18,2 mm; em maio o registrado foi de 36,4 mm e em abril, 10,1 mm.