Rio Tietê fica com água escura em trecho na cidade de Salto (SP)

Isso foi após a chuva na capital paulista

Cida Haddad

Desde terça-feira, a água apresenta tonalidade diferente
Redes Sociais/Gilberto Esquerdo

O trecho do rio Tietê que passa pela cidade de Salto, na região de Sorocaba, está com a água em um tom escuro desde a tarde de terça-feira (27), após as chuvas na capital paulista e, consequentemente, abertura de comportas da barragem de Pirapora do Bom Jesus.

O secretário do Meio Ambiente de Salto, Flavio Garcia, falou com o repórter Artur Vergennes sobre a tonalidade escura no trecho do rio: 

 Imagens: Ricardo Cavalcanti

 Imagens: Artur Vergennes 

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) informou em nota que: 

“A Empresa Metropolitana de Águas e Energia - EMAE informa que, como concessionária de geração de energia elétrica, não avalia as causas da coloração escura no rio Tietê. No entanto, para auxiliar no processo de limpeza, a EMAE e o Governo do Estado retiraram, somente em 2022, 402 toneladas de lixo das grades das usinas Rasgão, Porto Góes e Pirapora, localizadas no Tietê. Na barragem de Pirapora, foi iniciado, neste ano, um contrato de retirada de detritos que, até o momento, já removeu mais de 16 mil toneladas. Vale ressaltar que a operação das barragens e usinas, sobre as quais a empresa possui concessão no rio Tietê, ocorre estritamente com base nas regras operacionais. Essas usinas são construídas no modelo “fio d’água”, não sendo necessário o armazenamento de água. As comportas são rotineiramente abertas para o trânsito das águas conforme o volume bem como a demanda do sistema hidroenergético”

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.