A reforma estrutural do Mercado Municipal de Campinas deve ser entregue antes do final de 2024. O prédio centenário será totalmente revitalizado, com recuperação da estrutura atual, ampliação da área de atendimento e padronizações dos boxes. A construção do mezanino em estrutura metálica está em andamento. Como projetado, o prédio também terá elevadores e banheiros na parte interna. A conclusão dos trabalhos está prevista para o segundo semestre de 2024.
Mas, mesmo com a reforma, o atendimento do Mercadão está mantido e sendo realizado nas tendas que foram instaladas pela empresa de Serviços Técnicos Gerais (Setec) na área externa do prédio. Para as compras de final de ano, haverá horário especial também nos dias 30 (das 7 às 18 horas) e 31 de dezembro (das 7 às 14 horas).
Ao longo de sua existência, o Mercadão passou por várias reformas e pequenos ajustes, mas essa é a primeira obra de impacto com intervenções na parte elétrica e hidráulica e atualização arquitetônica da edificação com todo o cuidado que um espaço tombado requer.
A gestão da obra é feita pela Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura. De acordo com o secretário Carlos José Barreiro, já foram concluídas as fases de demolição dos boxes internos e das fundações que vão sustentar a construção do mezanino."Todo o trabalho de fundação, que é uma parte bem trabalhosa da obra, por ser uma edificação muito antiga, foi concluída. Agora a empresa está começando a montar a estrutura do mezanino, com a colocação das vigas e pilares de aço. Também estão em execução as obras dos poços dos elevadores e as estruturas dos banheiros”, destacou Barreiro.
Em breve terá início a instalação dos novos ramais de água e esgoto. As próximas etapas incluem a substituição total da fiação elétrica, revitalização da fachada, instalação de iluminação especial no interior e na área externa do prédio.
O investimento total é de R$ 6.131.045,22, sendo R$ 5 milhões via convênio com o Ministério do Turismo, por meio de emenda parlamentar do deputado Marcos Pereira. O restante é contrapartida do município. A empresa que executa a reforma é a RJC Sinalização Urbana Ltda., vencedora da licitação.