Queda de árvore que matou um homem será investigada pela Prefeitura de Campinas

Guilherme da Silva de Oliveira Santos, de 36 anos, passava de carro pelo local quando a árvore caiu sobre o veículo dele

Amanda Florentino

Figueira centenária de 35 metros de altura esmagou o carro da vítima Reprodução/TV
Figueira centenária de 35 metros de altura esmagou o carro da vítima
Reprodução/TV

A Prefeitura de Campinas informou que vai investigar os motivos que levaram à queda de uma árvore, uma figueira centenária de 35 metros de altura, que matou Guilherme da Silva de Oliveira, de 36 anos, após cair sobre o carro que ele dirigia, na manhã desta quarta-feira (28), na Rua General Marcondes Salgado, na Região do Bosque dos Jequitibás. 

A vítima, Guilherme da Silva de Oliveira, era técnico em eletrônica e estava à caminho do trabalho. Ele era casado e deixa dois filhos, ainda crianças. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o excesso de chuva nas últimas horas encharcou o solo e provocou rajadas de vento, o que pode ter levado a queda da árvore, já que ela era de espécie silvestre e possuía raízes superficiais.

Rua General Marcondes Salgado ficou intransitável (Reprodução/TV)

O prefeito Dário Saadi esteve no local e determinou a apuração imediata do estado da árvore e dos motivos que levaram à queda da árvore, que ficava na área do Bosque dos Jequitibás.

“Aparentemente, em uma análise inicial que a equipe técnica realizou, a árvore estava saudável, sem sinais visíveis de doenças. Mas será realizada uma perícia e um laudo por uma junta de engenheiros agrônomos e florestais do Departamento de Parques e Jardins (DPJ)”, explica o secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella.  

A remoção da árvore está sendo realizada pelo Corpo de Bombeiros. Estão sendo coletadas partes da árvore que serão enviadas para análise do Instituto Biológico e no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para apurar a possível presença de patógenos (doenças), que possam ter contribuído para fragilizar a estrutura. 

O Caso 

Um homem, de 36 anos, morreu após uma árvore de grande porte cair sobre o carro que ele dirigia, na manhã desta quarta-feira (28), na Rua General Marcondes Salgado, na Região do Bosque dos Jequitibás, em Campinas (SP). Além do carro, a árvore caiu também sobre três casas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no momento em que eles chegaram ao local, não era possível saber quantas pessoas estavam no carro e nem o estado dos ferimentos. Foi preciso cortar a árvore e retira-la de cima do veículo para remover a vítima.

No momento da queda, uma senhora, de 80 anos, dormia em uma das casas que foi atingida. Ela foi removida do local sem ferimentos.

A CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) também esteve no local para regularizar a situação de distribuição de energia, que também foi prejudicada pela queda da árvore.