O projeto ReparAÇÕES iniciou um grupo de escuta, acolhimento e ajuda mútua para familiares de dependentes químicos ,na região do Jardim São Marcos, em Campinas (SP). O grupo usará as dependências da Associação Beneficente Campineira (ABC), que concordou em fornecer um espaço para os encontros semanais às quartas-feiras, das 15h às 16h.
Marilda Martins, da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas da Prefeitura de Campinas, identificou a necessidade de criação de um grupo de apoio às famílias de dependentes químicos na região.
“O novo grupo de apoio vem ao encontro de uma necessidade de famílias da região de São Marcos, oferecendo suporte e orientação para aqueles que enfrentam os desafios diários de conviver com um familiar dependente químico”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Ela acrescentou ainda que a iniciativa ReparAÇÕES “tem potencial para melhorar a qualidade de vida de muitas famílias, fortalecendo-as em seu processo de enfrentamento e recuperação”.
O objetivo principal é acolher os familiares em busca de apoio e promover trocas de experiências no dia a dia com o dependente químico, uma vez que a situação afeta toda a família e pode levar a uma rápida desestruturação.
Durante as Rodas de Conversa, além da troca de experiências, os familiares receberão informações, esclarecimentos e orientações sobre a importância do apoio ao usuário no tratamento e como lidar com comportamentos agressivos e violentos.