Programa Família Acolhedora atende 27 crianças em Campinas

As familias acolherdoras recebem crianças e adolescentes em suas casas, enquanto aguardam a reintegração familiar ou colocação em família substituta

*Rafaela Oliveira

As famílias interessadas podem se inscrever no site do Programa Família Acolhedora Divulgação
As famílias interessadas podem se inscrever no site do Programa Família Acolhedora
Divulgação

Atualmente, 27 crianças são acolhidas pelo “Programa Família Acolhedora” em Campinas (SP). O serviço tem o apoio de famílias que acolhem em suas casas, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar, devido ao abandono ou por a família estar temporariamente impossibilitada de cumprir suas funções de cuidado e proteção. 

A família acolhedora recebe crianças e adolescente, afim de colaborar na reconstrução dos vínculos familiares e comunitários, enquanto o órgão responsável analisa a reintegração familiar ou colocação em família substituta. A medida é uma alternativa ao acolhimento institucional, em abrigos e casas lares. 

Atualmente, há 11 crianças atendidas no Sapeca e 16 no Conviver. O acolhimento familiar é de responsabilidade de dois serviços em Campinas: Conviver, executado pela Associação de Educação do Homem de Amanhã - Guardinha, e o Sapeca, sob execução direta do poder público. 

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas afirma que este é um serviço essencial de humanização, tanto dos jovens, quanto das famílias que os acolhem. 

“Em datas especiais, como Dia das Mães, essa realidade adquire uma sensibilidade ainda maior, que muito enobrece as famílias que prestam esse serviço tão valioso”, afirma Vandecleya Moro. 

O Programa Família Acolhedora também contribui para a superação de situações de violência vivenciadas pelas crianças e adolescentes, que tem entre 0 a 18 anos. As famílias que atendam aos requisitos iniciais podem se inscrever para participar do Serviço.  

As famílias cadastradas são avaliadas e capacitadas para acolher a criança ou adolescente. Além disso, recebem acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento. O programa reforça que é fundamental ter disposição afetiva e emocional para participar de uma ação que pode mudar a vida de uma criança e de sua família. 

Inscrição

As famílias interessadas em fazer parte desta ação podem se inscrever no site do Programa Família, pelo Sapeca ou Conviver.  

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.