A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira (SP), realizou, ao longo deste mês, o plantio de 190 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica no bairro Água Espraiada. As mudas foram levadas ao Sítio Nossa Senhora Aparecida, banhado por um dos principais mananciais para captação de água do município.
Para a recomposição florestal, a área de 2 mil metros quadrados, recebeu mudas de 33 espécies, entre elas, cereja-do-rio-grande, ingá, jequitibá-branco, pau-brasil, pitanga, goiaba-araçá, embaúba, jatobá, aroeira-pimenteira, pau-formiga, capixingui, fruta-do-sabiá e jenipapo.
Segundo o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Matheus Docema, o projeto foi iniciado com o diagnóstico ambiental de 114 propriedades situadas na Bacia do Ribeirão Pinhal.
“Nosso objetivo é promover a restauração da mata nativa, visando a melhoria da qualidade da água e a proteção contra o assoreamento das nascentes localizadas na região”, comentou Docema. “O reflorestamento é fundamental para a preservação dos recursos hídricos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e para a proteção da biodiversidade local”, completou.
*Estagiário sob supervisão