Procura por atendimento em hospitais de Campinas aumenta 43,5% em uma semana

Alta procura, causada pelo crescimento nos casos de dengue e covid, leva a aumento na espera por atendimento na Rede Mário Gatti

Da Redação

Unidade Pediátrica Mário Gattinho
Arquivo/PMC

A busca por atendimento nas unidades de urgência e emergência da Rede Mário Gatti, em Campinas (SP), cresceu 43,5% em uma semana, saindo de 2.447 no dia 11 de março para 3.512 nesta segunda-feira (18). Segundo a prefeitura, o aumento se dá devido ao momento epidemiológico, com crescimento de casos de dengue e covid-19.

Com isso, umas demandas maiores de pacientes com sintomas dessas doenças têm buscado atendimento nas UPAs Carlos Lourenço, Anchieta, São José e Campo Grande e nos prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde, além da Unidade Pediátrica Mário Gattinho.

As quatro unidades de pronto atendimento registraram, juntas, um aumento de 69%. Foram 1.147 pessoas atendidas no dia 11 e 1.939 na última segunda-feira. Nos prontos-socorros dos hospitais municipais, o crescimento foi de 21%, sendo 1.300 atendimentos há uma semana e 1.573 na última segunda-feira.

O número de crianças atendidas nas UPAs e prontos-socorros representa 30% do total de consultas realizadas na Rede Mário Gatti. Há uma semana, 680 passaram por atendimento e, na última segunda-feira, 1.055 – um aumento de 55,1%.

Devido a alta demanda, os casos de menor risco precisam aguardar mais tempo pelo atendimento. Por isso, a orientação da Rede Mário Gatti é para que pessoas com sintomas leves procurem as unidades básicas de saúde. Nas unidades de urgência e emergência, a prioridade é para os casos graves.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.