O Procon de Campinas alerta sobre o “golpe do cashback’’, que utiliza o nome da instituição para roubar dados bancários, com a premissa de um cashback realizado de operadoras de cartões de crédito. O esquema utilizou de inteligência artificial, para persuadir as vítimas. Um “Deepfake”, uma montagem realista de um vídeo em que jornalistas divulgam o suposto cashback.
O golpe é divulgado por meio de sites e publicações em redes sociais, que alegam ser provenientes de uma orientação do Procon, disponibilizando links para informar dados a fim do recebimento. A diretora do Procon Campinas, Yara Pupo, recomenda os consumidores a verificarem, em caso de dúvidas, informações via contatos oficiais como o telefone de atendimento 151.
Importante ressaltar que o Procon não manda mensagens via e-mail para consumidores e fornecedores sobre assuntos como cashback, brinde e promoções. Os e-mails enviados pelo Procon possuem sempre a extensão @campinas.sp.gov.br.
Informações
Telefone:151
E-mail: procon@campinas.sp.gov.br
O serviço possui sete unidades descentralizadas em várias regiões da cidade para atendimento presencial, além de plantões mensais no CIC Vida Nova. Os endereços estão disponíveis neste link.
*Estagiária sob supervisão