O Procon Campinas (SP) anunciou nesta sexta-feira (22) que encontrou uma diferença de até 140% no preço de produtos de Páscoa, como: ovos e barras de chocolates, colombas pascais e caixas de bombons. O levantamento pesquisou 111 itens, em oito estabelecimentos comerciais, entre os dias 12 a 23 de março.
A maior diferença encontrada foi em relação às barras de chocolate, que apresentaram variação de 140,28% no mesmo item – caso da Barra Special Dark 73% Cacau de 85 gramas, cujo valor variou de R$ 4,99 a R$ 11,99. Na sequência, estão os chocolates e tabletes de 80 gramas, com variação de 66,81%.
Em relação aos ovos de chocolate, a maior diferença encontrada foi de 53,93%, no ovo Chokko Crocante de 120 gramas. As colombas pascais, outro item bastante consumido neste período, apresentaram diferença de 9,29%.
Os preços coletados podem sofrer variações em razão de promoções de desconto e em razão do período em que a coleta dos dados foi realizada. A proposta é que a pesquisa seja um facilitador para que o consumidor tenha um parâmetro de quanto o preço de um produto pode variar no mercado de consumo, inclusive em razão da marca e do estabelecimento.
Foi mantido no levantamento somente os preços de produtos comercializados em no mínimo três estabelecimentos visitados. A pesquisa completa está disponível no site do Procon.
Alerta
O Procon ainda alerta que, no caso de ovos de chocolate contendo brinquedos no interior, o consumidor deve ter informações sobre a faixa etária da criança e o selo de certificação do Inmetro.
Caso o consumidor encontre algum problema pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151, pelo site ou em um dos postos de atendimento.