Primeira arara-azul-de-lear de 2025 nasce em núcleo de preservação em Araçoiaba da Serra

Ave é filha de casal apreendido do tráfico; núcleo é mantido pelo Estado de São Paulo

*Daniel Rosa

Primeira arara-azul-de-lear de 2025 nasce em núcleo de preservação em Araçoiaba da Serra
Primeiro filhote de arara-azul-de-lear
Governo de SP

Nasceu a primeira arara-azul-de-lear de 2025 no Núcleo de Conservação da Fauna Silvestre (Cecfau), mantido pelo Estado de São Paulo, em Araçoiaba da Serra (SP), na última sexta-feira (3). Com esse filhote, são 14 os animais da espécie no local, considerada a “maternidade” de animais ameaçados de extinção. 

Ainda não se sabe o sexo da ave, ela está sendo alimentada pelos profissionais e mantida no berçário. Os pais, batizados de Maria Eduarda e Dumont, são vítimas do tráfico de animais, foram recuperados pela equipe da “maternidade” e vão seguir sendo cuidados no local. Já a nova ararinha, depois que aprender a voar e a se alimentar sozinha, será avaliada e poderá ser transferida para outra instituição e, posteriormente, solta na natureza.

Desde 2019, 22 filhotes de araras-azuis-de-lear nasceram no núcleo e, ao todo, 10 indivíduos já foram enviados para soltura na região do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia. Em 2024, 6 araras-azuis-de-lear nasceram no local. 

Sobre a espécie  

A arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) é uma ave endêmica brasileira que costuma viver em família, bando ou grupos na região da caatinga, no nordeste do estado da Bahia. São consideradas algumas das aves mais inteligentes e possuem certa fidelidade aos locais de alimentação e reprodução, sendo difícil encontrá-las sozinhas em vida livre. 

É um pouco menor do que a arara-azul-grande e possui uma cauda longa e bico poderoso. Ela mede cerca de 75 centímetros, pesa 950 gramas e pode viver, em média, 50 anos na natureza. O tráfico de animais silvestres e a destruição do habitat são os principais fatores de ameaça desta espécie, considerada em perigo de extinção. 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados