A Prefeitura de Campinas (SP) decidiu, neste quarta-feira (4), manter os 25 parques e bosques da cidade fechados, devido ao alto índice acumulado de chuva na cidade. A medida vale desde às 10h desta terça-feira (3) e a situação será reavaliada amanhã (5). O índice de chuva acumulado nas últimas 72h é de 136 milímetros. A cidade continua em Estado de Atenção.
O fechamento ocorre a partir de 80 milímetros de chuva em 72 horas. Foram mais de 200 milímetros acumulados nos últimos dias e o solo está muito encharcado.
"Vamos monitorar e reavaliar a situação nesta quinta-feira. Os parques públicos são áreas bem arborizadas. Então nessas condições é melhor evitar a frequência de visitantes. Fazemos o manejo das árvores, porém as chuvas, o vento e o solo encharcado podem derrubar mesmo as árvores saudáveis", diz o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella.
Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura afirma que mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis. A Secretaria de Serviços Públicos mobilizou 300 pessoas para garantir a organização e limpeza da cidade, retirada de árvores e galhos que tenham caído por causa de chuvas e ventos, conserto de galerias e afundamento de vias.
Serviço
- Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
- Ligue 118 para emergências de trânsito;
- Ligue 193 para situação de emergência;
- Ligue 156 para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.