Prefeitura de Sorocaba decreta situação de emergência depois das fortes chuvas

Em uma hora e meia de chuva, foram registrados 83 milímetros na região do Cerrado

Cida Haddad

Houve alagamentos por causa do transbordamento do Rio Sorocaba e de córregos
Julio Leite/ Cortesia

Depois das fortes chuvas que atingiram Sorocaba na madrugada deste sábado (12/03), a Prefeitura de Sorocaba decretou situação de emergência no município. O decreto entra em vigor neste sábado mesmo.

“Tivemos chuvas torrenciais que, em pouco tempo, acumularam o volume esperado para todo o mês de fevereiro. Isso causou uma série de transtornos, algumas famílias perderam seus bens nos imóveis inundados. O decreto permitirá à Administração Pública agir com a rapidez necessária em um momento como esse”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

Segundo a prefeitura, o decreto municipal leva em conta a anormalidade provocada pelas fortes chuvas que atingiram o Município de Sorocaba. Dessa forma, autoriza-se a mobilização de todos os órgãos e entes da Administração Pública municipal, para atuarem tomando todas as devidas providências capazes de minimizar os efeitos causados.

Mediante a situação de emergência e com base nas Leis Federais nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e nº 14.133, de 1º de abril de 2021, ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta às enchentes e alagamentos; de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários causados pela chuva. A medida permitirá que ações como a limpeza de córregos e galerias, remoção de entulhos, desobstrução de vias, entre outras, sejam realizados o mais brevemente possível. 

Ocorrências

De acordo com a prefeitura, equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Saae, Urbes - Trânsito e Transportes, Secretaria de Serviços Públicos e  Obras e Secretaria da Cidadania ficaram mobilizadas, desde às 2 horas dese sábado para atender às ocorrências causadas pelas fortes chuvas. 

Conforme balanço da Defesa Civil, em uma hora e meia de chuva, foram registrados 83 milímetros na região do Cerrado, volume considerado muito elevado para um curto espaço de tempo, o que causou alagamentos, devido ao transbordamento do Rio Sorocaba e de córregos.

Houve interdições de tráfego nas avenida XV de Agosto e na Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas. Na altura da Ponte Francisco Delosso e da Praça Lions, foi feita limpeza de uma das pistas. 

Durante a madrugada, foram constatados pontos de alagamento no Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, bairro Pinheiros, Vila Rica, Jardim Maria do Carmo, Jardim Abaeté, Vila Assis, Central Parque e Lopes de Oliveira. A avenida Dom Aguirre ficou alagada nas regiões da Praça Lions, Corpo de Bombeiros, Francisco Delosso, Pinheiros e Parque das Águas.

Na Avenida Dom Aguirre, a água atingiu carros e a GCM auxiliou essas pessoas, retirando-as do local e conduzindo-as até suas residências. Houve, ainda, auxílio em situações de alagamento nas imediações do Parque dos Espanhóis e na Rua Paulo Setúbal (Pinheiros). Nas Ruas Comendador Vicente do Amaral e Karim Jamal, houve transbordamento do córrego.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.