Prefeitura de Campinas vai substituir árvores do Centro de Convivência por espécies adequadas

Trabalho foi iniciado nesta quarta-feira (15) e será realizado em etapas; entenda

Por Da redação

Prefeitura de Campinas vai substituir árvores do Centro de Convivência por espécies adequadas
O objetivo é manter no local árvores saudáveis e evitar quedas que possam causar danos
Foto/Rogério Capela

A Prefeitura de Campinas (SP), por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai fazer a substituição de 18 árvores no entorno do Centro de Convivência Cultural (CCC), no Cambuí, por espécies que sejam mais adequadas, saudáveis e nativas. O trabalho começou nesta quarta-feira (15) e vai até o dia 31 de janeiro, sendo realizado em etapas. A Feira Cultural do CCC continuará a funcionar aos sábados e domingos, dias em que não haverá o trabalho de manejo. 

O objetivo é manter no local árvores saudáveis e adequadas e evitar que exemplares com potencial risco de queda possam causar danos. As árvores a serem plantadas serão de espécies nativas e já adultas, que virão do Viveiro Municipal "Otávio Tisseli Filho". 

Serão substituídas 17 árvores na Praça Imprensa Fluminense, onde fica o CCC, e mais uma na Praça Nelson Gonçalves, ao lado. São cinco árvores da espécie melaleucas; três gravíleas; uma embaúba; um ipê-roxo; um chapéu-de-napoleão; duas cabreúvas; uma aldrago; uma pau-ferro; uma aroeira-salsa e duas espécies sem identificação. 

A análise das condições fitossanitárias das árvores que devem ser substituídas foi feita pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e da Defesa Civil, após a queda de três árvores de grande porte, saudáveis, da espécie pau-ferro, com a força das chuvas entre as semanas do Natal e do início deste ano.

"O principal é a segurança das pessoas, por isso vamos substituir as árvores que possam ter algum risco de queda por outras, mais adequadas, no mesmo local. Após a queda de três árvores saudáveis de grande porte, avaliamos detalhadamente todas as que estão no Centro de Convivência, uma área bem arborizada, para evitar acidentes. A área tem grande fluxo de pessoas e veículos todos os dias e feiras aos fins de semana. Todas as árvores foram examinadas individualmente e possuem laudo sobre a condição fitossanitária", explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.

A área do Centro de Convivência, somando a Praça Imprensa Fluminense e as quatro praças menores ao redor, possui cerca de 120 árvores. As demais árvores da praça - 81 na Praça Imprensa Fluminense e mais 22 somando as quatro pequenas praças do entorno - serão podadas, com a retirada de alguns galhos, pontas secas e excesso de folhas. 

Etapas do trabalho

A primeira etapa do trabalho, que é a retirada das árvores com risco de queda, teve início nesta quarta-feira (15), com finalização prevista para a sexta-feira (17). Nesta ação trabalharão seis equipes, com mais de 60 pessoas no total, das 8h às 16h. 

A partir de segunda-feira (20), começa o trabalho de poda das árvores, com previsão de término na sexta-feira (24). Serão quatro equipes nesta ação, também das 8h às 16h.

O plantio das novas árvores será a partir do dia 27 de janeiro.  

Tópicos relacionados