Campinas e Embrapa firmam parceria para prevenir desastres climáticos

As equipes da Defesa Civil devem começar a serem treinadas pela Embrapa em 2024

Da Redação

O convênio foi assinado durante cerimônia no Salão Azul
Divulgação/Embrapa

A Prefeitura de Campinas (SP) e a Embrapa firmaram parceria para promover capacitações da equipe da Defesa Civil na análise dos dados territoriais dos 18 setores do município com o risco de deslizamentos e inundações. Os treinamentos devem ter início em 2024 e preveem a compreensão do território a partir da interpretação das imagens de satélite de alta resolução espacial e de bases de dados espaciais com a temática da ocupação territorial no meio urbano e rural. 

O convênio foi assinado durante cerimônia no Salão Azul do Gabinete do prefeito Dário Saadi (Republicanos), com a participação do líder municipal, do chefe-geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, de secretários municipais e outros representantes da Embrapa. 

As capacitações da Embrapa podem auxiliar os técnicos da Defesa Civil na análise das imagens de satélite e dos diversos planos de informação sobre o território, com a aplicação de técnicas de inteligência territorial estratégica nos setores de risco de inundações e enchentes. “Essa transferência de conhecimento é fundamental para que os nossos profissionais, que vão analisar as imagens, possam saber como interpretá-las”, disse Saadi. Ele complementou ressaltando que as ações de monitoramento poderão ser beneficiadas com a compra de equipamento computacional mais moderno, prevista com recursos de uma emenda parlamentar levantada pelo vereador Eduardo Magoga.

As capacitações começarão em 2024 e, além de trazer um ferramental de inteligência territorial estratégica para analisar as questões de deslizamentos e inundações, visam contribuir com os técnicos da Defesa Civil a identificarem ocupações que forem ampliadas nos 18 setores em monitoramento. “Toda vez que isso ocorrer, comunicaremos à Secretaria de Habitação, que possui um grupo de contenção de ocupações na cidade”, explicou Sidnei Furtado, diretor da Defesa Civil em Campinas. 

Ele ressalta que as imagens de satélite atualmente disponíveis são utilizadas para a ação do órgão em cenários de estiagens. “Todo incêndio registrado em imagens de satélite gera a aplicação de notificação ou multa. Queremos [aplicar essa ferramenta de apoio] para o período de chuva”, disse. 

Gustavo Spadotti, chefe-geral da Embrapa Territorial, apresentou alguns dos trabalhos do centro na organização dos dados territoriais e acredita que o centro possa contribuir com o órgão municipal com a organização e compreensão dos dados espaciais dos setores de risco. “Na capacitação vamos mostrar formas de organização das bases de dados sobre o território e, com isso, auxiliar os técnicos da Defesa Civil como extrair as informações precisas para o monitoramento”, disse.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.