Prefeitura de Campinas decreta Operação Estiagem 2022

Esquema vai vigorar entre 1º de maio e 30 de setembro

Por Edison Souza

Operação começa em primeiro de maio
Arquivo

A Prefeitura Municipal de Campinas vai dar início à “Operação Estiagem 2022”, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município, edição desta quinta-feira (14).

O esquema vai funcionar entre 1º de maio e 30 de setembro, podendo ser antecipado ou prorrogado se as condições climáticas adversas exigirem essa medida.

As ações serão coordenadas pela Defesa Civil tendo em conta sempre aspectos como a baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura, baixa vazão dos mananciais e o aumento de incêndios em área de cobertura vegetal que são eventos, frequentes nesta época do ano.

Foi organizado um comitê gestor com a participação de diversas secretarias e este órgão terá a responsabilidade de contribuir no processo de planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de prevenção e controle dos efeitos da estiagem no Município. 

Fazem parte da Operação Estiagem 2022 medidas preventivas com vistas à minimização dos efeitos da estiagem e execução de ações a partir do acompanhamento de parâmetros, tais como, índices de baixa umidade relativa do ar, previsão meteorológica e vistorias de campo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.