O Procon de Campinas (SP) divulgou, nesta quarta-feira (18), a pesquisa de preços de produtos geralmente usados pelos consumidores na ceia de Natal. O resultado da pesquisa demonstrou que um mesmo item pode ter variação de até 251,26%.
Entre os dias 04 e 13 de dezembro, foram visitados oito estabelecimentos comerciais para coleta de preços. O objetivo da pesquisa, segundo o órgão, é orientar os consumidores.
A maior diferença encontrada entre os itens pesquisados foi o valor do quilo da melancia. O menor preço encontrado foi de R$ 1,99 e o maior R$ 6,99. Na sequência, ficou a farofa de mandioca pronta tradicional, de 400g, da Yoki, com diferença de 200,91%, cujo valor variou de R$ 3,29 a R$ 9,90.
Em relação às sobremesas, a maior diferença apresentada foi na lata de 150g de ameixa em calda da Tozzi. A variação foi de 161,58%, sendo o menor preço R$ 7,99 e o maior R$ 20,90.
O quilo da uva passa também apresentou grande diferença. Na uva passa preta a variação foi de 139,04% o quilo e na uva passa branca a diferença foi de 111,18% o quilo.
A diretora do Departamento de Proteção ao Consumidor, Yara Pupo, lembra que os preços podem variar de acordo com a política de oferta e desconto de cada estabelecimento.
“A pesquisa é uma referência de preços para auxiliar os consumidores na hora de fazer suas compras ao trazer uma média de preço para os principais produtos comprados nesta época do ano. Por isso, é importante pesquisar antes de ir às compras para conseguir empregar melhor o orçamento que a família tem para gastar com a ceia de Natal”, destacou.
O Procon reforça que o objetivo da pesquisa é dar uma referência aos consumidores dos preços mínimos, preços máximos e preços médios praticados nesta época do ano.
Fique atento às dicas aos consumidores
Antes de fazer suas compras identifique o produto que deseja adquirir e avalie previamente seu orçamento. Tenha a pesquisa do Procon como parâmetro para avaliar os preços praticados por outros estabelecimentos não visitados pelo órgão.
Além disso, vale a pena fazer sua própria pesquisa. A internet é uma boa ferramenta para a comparação da média de preços. Outra dica é experimentar novas marcas com preços mais atrativos.
Faça uma lista prévia antes de fazer as compras. Verifique toda a lista e avalie aquele estabelecimento que apresenta a maior quantidade de itens com os menores preços, e não apenas desconto de um produto isoladamente.