Cerca de 150 animais, entre cães e gatos, estão disponíveis para adoção neste fim de ano, em Campinas (SP), no Portal Animal Campinas. Os animais são devidamente vermifugados, castrados e identificados por microchips assim que chegam ao Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBea).
Quem tiver interesse na adoção dos animais pode entrar no Portal Animal Campinas. Lá, além dos serviços e informações sobre o DPBea, na aba “Adoção” é possível ter o primeiro contato online e ver bichinho que poderá ser adotado, verificar o histórico, tamanho e até características do temperamento do animal.
Ao escolher um pet, o interessado preenche um formulário simples de intenção de adoção e depois será agendada uma visita presencial e a entrevista com um técnico da área de adoção do departamento para concluir o processo.
Os animais, na maioria das vezes, são resgatados pelo Samu Animal e levados ao DPBea doentes ou acidentados. Já no departamento, os animais recebem tratamento veterinário, são vermifugados, castrados, identificados por microchips e, no caso dos cães, vacinados. Depois de se recuperarem, são liberados para o banco de adoção.
No total, há cerca de 300 bichinhos cadastrados no site do DPBea/Portal Animal, mas metade deles continua em tratamento e não está liberada para a adoção. Os que ainda estão se recuperando aparecem no site com a informação "em tratamento".
Abandono
Quem pretende adotar deve se responsabilizar pelo bichinho que vai levar para casa e pensar se tem mesmo condições de incluir um novo amigo de quatro patas na sua vida. Vale ressaltar que o abandono de animais é mais comum em período de férias, segundo os técnicos dos DPBea. Muitas pessoas não levam em consideração seus pets ao programar suas viagens de fim de ano e férias, o que pode desencadear maus trataos _ animais mantidos em em casa por um longo período de tempo em situações desfavoráveis e/ou sem cuidados adequados _ ou até mesmo chegar ao abandono pelas ruas da cidade.
Por isso, é fundamental que o interessado na adoção tenha responsabilidade com seu futuro pet. Afinal, maus tratos e abandono são considerados crime. Não há dados sobre o número de quantos animais são abandonados durante o período de férias em Campinas, mas, segundo percepções de protetores, esse índice pode ser até 5% a mais do que em relação ao resto do ano.