Por unanimidade, Unicamp aprova adoção de Cotas Trans no vestibular

As vagas serão disponibilizadas no Edital Enem para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias

Por Da redação

Unicamp
Thomaz Marostegan/Unicamp

Por unanimidade, o Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, nesta terça-feira (1º), a adoção de Cotas Trans no vestibular. A medida promove a reserva de vagas em cursos de graduação para pessoas que se autodeclaram trans, travestis ou não-binárias. As vagas serão disponibilizadas no Edital Enem-Unicamp e vão permitir a participação tanto de candidatos de escolas públicas, quanto privadas.

Agora, os cursos com até 30 vagas regulares deverão ofertar, no mínimo, uma como vaga regular ou adicional para essa população. A modalidade fica a critério da congregação da Unidade. No caso de vaga extra, não haverá necessidade de preenchimento obrigatório.

Já os cursos com 30 ou mais vagas deverão ofertar duas vagas, podendo ser regulares ou adicionais. Quando não forem adicionais, essas vagas serão subtraídas das vagas de ampla concorrência existentes no sistema Enem-Unicamp. O modelo define ainda que metade das vagas serão distribuídas atendendo aos critérios das cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI).

O processo de seleção dos candidatos inclui autodeclaração na inscrição, com base no preconizado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além disso, haverá exigência de um relato de vida, modelo já utilizado em outras Instituições de Ensino Superior (IES). Esse relato será submetido a uma comissão de verificação.

Segundo dados da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), no Vestibular 2025 da Unicamp, houve 279 candidatos inscritos com nome social. Destes, 40 foram convocados. Os cursos mais procurados foram Artes Visuais, Ciências Biológicas e Medicina.

Após cinco anos da abertura das primeiras vagas, será realizada uma análise dos resultados da política.

*Com informações do Portal Unicamp.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.