Ponte Preta em 1990, a última vez que a equipe disputou a terceira divisão

Confira como era a equipe, o torneio e a cidade de Campinas naquela época

*Daniel Rosa

Ponte Preta em 1990, a última vez que a equipe disputou a terceira divisão
Estádio Moisés Lucarelli, casa da Macaca
Reprodução

Com o rebaixamento nesta temporada, a Ponte Preta retornou para a Série C do Campeonato Brasileiro após 34 anos, quando disputou a competição em 1990. Naquela época, a Macaca disputou a terceira divisão após vencer o Grupo B do Torneio Seletivo da Série C, uma competição organizada pelas federações estaduais, a pedido da CBF, para definir os participantes da Série C de 1990. 

Naquela ocasião, a Macaca terminou a Série C na 16ª colocação, com quatro pontos somados em quatro jogos, com uma vitória, dois empates e uma derrota. A campanha fez com que a Ponte fosse eliminada na primeira fase da competição, em terceira no grupo com o Paraná, Caxias, União Bandeirantes e o América de São José do Rio Preto. O Atlético Goianiense foi o campeão desta edição.  

Os quatro primeiros colocados daquela competição seriam promovidos à segunda divisão de 1991, mas a CBF alterou o regulamento, optando por aumentar o limite de times da Série B de 24 para 64 times e não realizar a Série C em 1991. Esta mudança no regulamento garantiu o acesso da Macaca para a segunda divisão. 

Um jogo válido pela primeira fase da competição, a Macaca enfrentaria o União Bandeirantes, time também alvinegro, mas a partida teve que ser remarcada porque as duas equipes entraram em campo vestidas inteiramente de branco, a única diferença era a tradicional faixa no peito da Ponte. O jogo foi realizado nove dias depois, desta vez com a Macaca de uniforme inteiro preto, o confronto terminou em 1x1 no Moisés Lucarelli. 

Em Campinas, em 1990, o Guarani terminava a Série B na terceira colocação, sendo eliminado pelo Sport Recife, o campeão daquela edição. O Dérbi daquele ano foi disputado no dia 18 de março, pela primeira fase do Campeonato Paulista, e terminou em um empate sem gols no Brinco de Ouro. O prefeito da cidade era o Jacó Bittar (PT). 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados