A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) intensifica a campanha de vacinação contra a poliomielite nesta semana com ações em shopping, mercados e terminais de ônibus. Até esta sexta-feira (7), as doses do imunizante estão sendo ministradas no Campinas Shopping, em dois mercados da cidade e em alguns terminas de ônibus [confira abaixo]. A campanha vai até 14 de junho e é direcionada para as crianças de até 4 anos. A vacina segue disponível em todos os 68 centros de saúde (CSs) de Campinas (SP).
Shopping e mercados
O Campinas Shopping recebe a campanha de vacinação até esta sexta-feira (7), das 16h às 19h. O endereço é rua Jacy Teixeira de Camargo, 940, Jardim do Lago.
Outras duas ações também seguem até sexta (7), também das 16h às 19h, em dois mercados da cidade. A primeira é no Assaí Abolição, localizado na rua Abolição, 2013, e a segunda está prevista para o Atacadão que fica na avenida Ruy Rodriguez, 3.100.
Terminais de ônibus
A Saúde, em parceria com a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), realiza a imunização em três terminais de ônibus de Campinas, das 16h às 19h. Neste caso, há possibilidade de atualizar as cadernetas de pessoas a partir dos 9 anos, incluindo as imunizações contra gripe, covid-19, febre amarela e HPV. Confira os locais:
- Terminal Central: rua Cônego Cipião, s/n, Centro.
- Terminal Barão Geraldo: rua Luiz Vicentin, s/n, Barão Geraldo.
- Terminal Campo Grande: avenida John Boyd Dunlop, 74, Jardim Sul América.
Centros de saúde
A vacina contra pólio está disponível nos 68 centros de saúde de Campinas.
Não é preciso agendamento. Pais ou responsáveis pelas crianças precisam apresentar documentos de identificação delas com foto, e caderneta (se tiver).
Os endereços dos centros de saúde e horários das salas da vacinação em cada unidade estão disponíveis na página da prefeitura.
Objetivo da campanha
O objetivo da Pasta é vacinar contra pólio ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos, grupo estimado em 57 mil pessoas. Para este grupo a imunização é indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deve receber a dose da vacina oral. Na primeira semana de ação foram aplicadas 2.135 doses nesta faixa etária.
Para os menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável, e os dados entram para a cobertura vacinal de rotina, que em 2023 foi de 92,8%. Por isso, não há meta estipulada para esta faixa etária.
Dia D
A mobilização nacional está programada para este sábado (8). Em Campinas, a ação ocorre em centros de saúde, Lagoa do Taquaral, shoppings e supermercados. Os pontos escolhidos apresentam fluxo de pessoas elevado, o que favorece o aumento da adesão.