A Polícia Civil abriu investigação para encontrar o autor ou autores de uma pichação com referência neonazista verificada no prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, na semana passada.
Os escritos encontrados numa das pilastras do prédio da graduação estão no idioma alemão, fazendo referência à liberdade neonazista, e incluem o número 88, símbolo do Hitler, e SS, da Gestapo.
O caso gerou indignação de toda a comunidade acadêmica e foi encaminhado para a Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp. Também foi registrado um boletim de ocorrência na Delegacia da Diversidade Online, que recebe as ocorrências de intolerância ou preconceito por diversidade sexual, de gênero, religiosa e racial.
A universidade relembra que, entre março e abril de 2016, o IFCH sofreu outras duas pichações com referências racistas.
"O IFCH é o lugar da inclusão e da tolerância e não aceitamos conviver com atos violentos como esse. Vamos cobrar as instâncias responsáveis para que haja investigação do caso e que as providências necessárias sejam tomadas. Pedimos a nossa comunidade que esteja atenta e informe à direção sempre que tiver conhecimento de atos violentos como esse", diz a nota oficial.