Policiais civis da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a Deic de Sorocaba (SP), deflagrou a Operação "Archipelago", que resultou na prisão de três pessoas. A ação ocorreu nos municípios de São Paulo (SP) e Cabreúva (SP). A operação foi feita após uma investigação que durou cerca de quatro meses.
Os trabalhos focaram em fraudes eletrônicas que envolviam o desvio de valores de contas bancárias virtuais de empresas. Durante a operação, os agentes identificaram o líder do esquema e o encarregado de recrutar funcionários de bancos para obter informações privilegiadas de clientes.
Em São Paulo, as equipes da Deic localizaram uma central telefônica clandestina usada para contatar as vítimas. Os suspeitos utilizavam recursos como músicas e desvios de chamadas idênticos aos empregados por instituições bancárias. As investigações revelaram que o grupo movimentou cerca de 10 milhões de reais em um curto período de tempo.
Além das prisões, os policiais civis apreenderam carros, uma moto, celulares, computadores e equipamentos eletrônicos.
O trio está sendo investigado por crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Após a formalização das prisões, os três suspeitos encontram-se à disposição da Justiça.